Já postei sobre essa banda, mas dando uma "viajada" acabei achando uma resenha muito boa.

"Embriagado e contaminado de fumaça de fogueira, casaco
encrustado de partículas do deserto – fome, carona, sem destino. Garotas
selvagens, botecos espenlucados e gente pouco amistosa para aventureiros. Swing
na guitarra e visceralidade..."
A Banda
Nos EUA, esse grupo tem um certo reconhecimento e é bem
respeitado nos meios dos colecionadores. Já aqui no Brasil, seu nome desfila na
fileira das obscuridades da virada dos anos 60 para os 70. Tudo começou com Bob
Desnoyers (guitarra e vocais).
Esse cara tinha uma idéia fixa para um projeto de banda nos
fins de 1968 e estava a procura de um pessoal legal que pudesse materializar
sua aspiração. Indo a um show no College Inn de San Diego viu um cara chamado
John Fergus tocando baixo e cantando muito bem. Chamou-o para um papo, explicou
o lance e Fergus entrou na história. O baixista conhecia Ron Armstrong, que
fazia parte de um dos conjuntos mais quentes de San Diego por volta de 1965 -
The Misfits, que teve com um de seus maiores méritos abrir o show dos Rolling
Stones na cidade, em 65. Essa banda faz parte da árvore genealógica da
antológica Moby Grape. Naquela altura, em 68, ele não estava tocando.
Convidado, Ron Armstrong aceitou o convite e estava formado
o embrião do conjunto. Inicialmente, o nome de batismo era Jamul City Marching
and Funk Band. Depois de algum tempo se transformou em Jamul City Funk Band. O
vocalista e gaitista Steve Williams viu a banda tocando e gostou do som da
moçada. Steve passou a acompanhá-los e depois de umas poucas semanas foi
integrado ao grupo.
Depois de oito meses de atividade conseguiram um contrato
com um pequeno selo e partiram para as gravações, mas a coisa não estava
fluindo como Bob gostaria. O selo em questão era a Lizard Records, iniciada por
Gabriel Mekler, produtor e executivo do Steppenwolf, Three Dog Night e Janis
Joplin (Gabriel também era tecladista e chegou a tocar em algumas faixas do
disco I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! de Janis). O pessoal da Lizard
insistiu para que a banda abreviasse ainda mais o nome, ficando somente como
Jamul (a pronúncia correta é "ra-mul", que é o nome de uma cidade
californiana dos arredores de San Diego).
Se basearam em San Diego por algumas semanas até conseguirem
o som na medida, e aí iniciaram as gravações. Então, depois de dois dias de
gravações ao vivo, estava parido o disco de estreia, assinado na produção por
Richard Podolor. O pessoal da banda achou que a produção não ficou exatamente
como gostariam, mas não tiveram muito como interferir.
O disco foi gravado em 1970 e lançado no mesmo ano. A banda
alcançou bom reconhecimento nos EUA. O disco vendeu cerca de 75 mil cópias e
chegou na posição #93 da parada da Billboard. Saíram como single as faixas "Sunrise Over
Jamul / Tobacco Road" e "Movin' to the Country / Ramblin' Man",
todas integrantes do LP. A poderosa versão de "Tobbaco Road"
rolou em várias estações de rádio pelo país. O grupo era bastante aclamado nos
arredores de Washington, onde costumavam tocar bastante.
Das onze faixas do disco, oito eram de autoria do grupo, que
tinha, além do avantajado vocal de Steve Williams, outros dois bons vocalistas,
que eram Bob e Ron. A versão para "Long Tall Sally", de Little
Richard, chegou aos ouvidos do compositor, que ficou impressionado com o que
ouviu e convidou a turma para gravar um vídeo tocando a referida canção (vídeo
este que aqui por esses lados acredito ser totalmente desconhecido). O próprio
Richard chegou a participar das filmagens (vide foto), que aconteceram em
Washington.
O disco chegou também a ser lançado na França em 71 e, neste
mesmo ano, a banda rompe com o produtor Gabriel Mekler e acaba por se
dissolver. Depois de um tempo, segundo consta uma única fonte, gravaram um
segundo álbum por volta de 1972, sem a participação de Ron Armstrong. Este
registro permanece engavetado até hoje! Depois disso, cada um foi para seu
canto. O único do qual se sabe maiores informações é Ron Armstrong, que seguiu
firme na música, tocando também piano e fazendo som com diversos músicos da
área de San Diego, estando na ativa como artista até hoje.
Aqui no Brasil, graças a divulgação por alguns blogs e
fóruns, o Jamul vem ganhando uma certa notoriedade entre caçadores de
raridades.
Nos EUA, esse grupo tem um certo reconhecimento e é bem
respeitado nos meios dos colecionadores. Já aqui no Brasil, seu nome desfila na
fileira das obscuridades da virada dos anos 60 para os 70. Tudo começou com Bob
Desnoyers (guitarra e vocais).
Esse cara tinha uma idéia fixa para um projeto de banda nos
fins de 1968 e estava a procura de um pessoal legal que pudesse materializar
sua aspiração. Indo a um show no College Inn de San Diego viu um cara chamado
John Fergus tocando baixo e cantando muito bem. Chamou-o para um papo, explicou
o lance e Fergus entrou na história. O baixista conhecia Ron Armstrong, que
fazia parte de um dos conjuntos mais quentes de San Diego por volta de 1965 -
The Misfits, que teve com um de seus maiores méritos abrir o show dos Rolling
Stones na cidade, em 65. Essa banda faz parte da árvore genealógica da
antológica Moby Grape. Naquela altura, em 68, ele não estava tocando.
Convidado, Ron Armstrong aceitou o convite e estava formado
o embrião do conjunto. Inicialmente, o nome de batismo era Jamul City Marching
and Funk Band. Depois de algum tempo se transformou em Jamul City Funk Band. O
vocalista e gaitista Steve Williams viu a banda tocando e gostou do som da
moçada. Steve passou a acompanhá-los e depois de umas poucas semanas foi
integrado ao grupo.
Depois de oito meses de atividade conseguiram um contrato
com um pequeno selo e partiram para as gravações, mas a coisa não estava
fluindo como Bob gostaria. O selo em questão era a Lizard Records, iniciada por
Gabriel Mekler, produtor e executivo do Steppenwolf, Three Dog Night e Janis
Joplin (Gabriel também era tecladista e chegou a tocar em algumas faixas do
disco I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! de Janis). O pessoal da Lizard
insistiu para que a banda abreviasse ainda mais o nome, ficando somente como
Jamul (a pronúncia correta é "ra-mul", que é o nome de uma cidade
californiana dos arredores de San Diego).
Se basearam em San Diego por algumas semanas até conseguirem
o som na medida, e aí iniciaram as gravações. Então, depois de dois dias de
gravações ao vivo, estava parido o disco de estreia, assinado na produção por
Richard Podolor. O pessoal da banda achou que a produção não ficou exatamente
como gostariam, mas não tiveram muito como interferir.

O disco foi gravado em 1970 e lançado no mesmo ano. A banda
alcançou bom reconhecimento nos EUA. O disco vendeu cerca de 75 mil cópias e
chegou na posição #93 da parada da Billboard. Saíram como single as faixas "Sunrise Over
Jamul / Tobacco Road" e "Movin' to the Country / Ramblin' Man",
todas integrantes do LP. A poderosa versão de "Tobbaco Road"
rolou em várias estações de rádio pelo país. O grupo era bastante aclamado nos
arredores de Washington, onde costumavam tocar bastante.
Das onze faixas do disco, oito eram de autoria do grupo, que
tinha, além do avantajado vocal de Steve Williams, outros dois bons vocalistas,
que eram Bob e Ron. A versão para "Long Tall Sally", de Little
Richard, chegou aos ouvidos do compositor, que ficou impressionado com o que
ouviu e convidou a turma para gravar um vídeo tocando a referida canção (vídeo
este que aqui por esses lados acredito ser totalmente desconhecido). O próprio
Richard chegou a participar das filmagens (vide foto), que aconteceram em
Washington.
O disco chegou também a ser lançado na França em 71 e, neste
mesmo ano, a banda rompe com o produtor Gabriel Mekler e acaba por se
dissolver. Depois de um tempo, segundo consta uma única fonte, gravaram um
segundo álbum por volta de 1972, sem a participação de Ron Armstrong. Este
registro permanece engavetado até hoje! Depois disso, cada um foi para seu
canto. O único do qual se sabe maiores informações é Ron Armstrong, que seguiu
firme na música, tocando também piano e fazendo som com diversos músicos da
área de San Diego, estando na ativa como artista até hoje.
Aqui no Brasil, graças a divulgação por alguns blogs e
fóruns, o Jamul vem ganhando uma certa notoriedade entre caçadores de
raridades.
Fonte: http://www.collectorsroom.com.br/2009/08/bandas-de-um-disco-so-jamul-jamul-1970.html
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